ANANIAS E SAFIRA – UMA PARCERIA INDESEJÁVEL
“mas, de acordo com sua mulher...” (Atos 5.2)
Rev. Nelson França
Pode ser difícil entender completamente isto, mas, até entre os maus pode haver boa vontade, parceria e união, surpreendentes.
Ananias e Safira possivelmente possuíam uma união desse tipo. Conforme o relato de Atos 5.1-2, percebemos que:
Enquanto muitos casais cristãos são divididos em suas opiniões e pensam diferente sobre grande parte das coisas que os envolve...
Ananias e Safira tinham pensamento comum a respeito das coisas.
Enquanto a grande maioria dos casais cristãos defendem seus valores pessoais e planejam suas vidas individualmente...
Ananias e Safira faziam planos e tomavam as suas decisões em conjunto.
Enquanto muitos casais, quando separados, chegam ao ponto de agir como adversários um do outro...
Ananias e Safira eram fieis ao acordo estabelecido entre eles, mesmo num momento de ausência um do outro.
É possível que muitos casais, a esta altura do texto, cheguem a desejar para si uma relação como essa; viver uma parceria como a de Ananias e Safira. Só, que para o bem!
É claro, que à primeira vista isto é muito bonito. Pensar como o outro pensa e sempre concordar com as ideias um do outro. Planejar e realizar todas as coisas juntos. Defender mesmo separadamente os pontos de vista um do outro.
Sem dúvida, devemos primar estas coisas no casamento. Buscar no máximo viver a vida conjugal dentro de uma parceria assim.
Porém, Ananias e Safira, erraram ao ser parceiros demais.
Há coisas na vida de um casal que não deve haver parceria. Isto partindo do fato, que somos seres humanos, e, portanto, pecadores. As nossas ações, opiniões, planos, desejos, muitas vezes são imperfeitos, injustos, egoístas e maus.
O desastre familiar na vida de Ananias e Safira (morte pelo pecado) ocorreu porque ninguém dentre eles, levantou-se para dizer: Isto não está correto; ou não vou mentir; ou ainda, me desculpa, mas, não concordo com você.
Com certeza muitas famílias estão abaladas, sofrendo situações difíceis, por que uma das partes não quis discordar; não se dispôs a dizer “eu não concordo”. Por vezes filhos estão no erro, porque os pais não lhe disseram: Você não vai fazer isto!
Parceria saudável é aquela que produz um resultado edificante, abençoador, que glorifica a Deus, que traz paz espiritual ao coração. Enfim, que produz vida e não morte.